A iluminação no quarto é fundamental para criar um ambiente aconchegante e agradável. É essencial escolher luminárias que proporcionem cenários dinâmicos e lúdicos, evitando o ofuscamento dos olhos. Quando bem planejada, a luz realça a beleza do espaço.
A luz artificial deve ser cuidadosamente controlada; para isso, a instalação de um dimmer na iluminação principal do teto é uma excelente opção, especialmente em áreas destinadas à troca de roupas e fraldas. Além disso, recomenda-se uma segunda fonte de luz suave e indireta para momentos de amamentação e descanso do bebê. Essa iluminação indireta ajuda a evitar o contato visual com uma luz intensa, proporcionando um ambiente mais tranquilo.
É igualmente importante garantir que a luz natural sempre penetre no quarto, pois ela contribui para a saúde do bebê. Para controlar a intensidade dessa luz natural, o uso de cortinas é aconselhável, assim como posicionar o berço a uma distância segura da janela, evitando correntes de vento indesejadas
Veja alguns exemplos para você se inspirar!